segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Punta Arenas, ainda!!



15/12/2008 - 2a feira

Acordamos cedo e logo partimos pro café maravilhoso do Hotel Manta. Ainda bem que só passo um dia aqui, senão iam ser uns 2 kilos. Logo durante o café já conheci o Glauco, um gaúcho maravilhoso, gente boa mesmo.

De repente, nos deram a notícia que o ônibus saia as 7h pro aeroporto! Não sei porque, jurava que estava marcado pras 7:30h. Como o elevador não chegava, subi correndo pelas escadas até o 12o andar! Lembrei da piada do português. Cheguei no ônibus esbaforida, pensando que só faltava eu. Lógico que não!! A saída estava mesmo marcada pras 7:30h e algum cabecinha me passou a informação errada. Mas beleza, pelo menos eu estava pronta.

No aeroporto, mais um embarque no Hercules. Sentei no mesmo lugar, mas dessa vez, por causa da chuva, meu tão querido assento estava molhado por causa de uma goteira em cima de mim. Logicamente não tinha nenhum outro assento livre, então tive que encarar assim mesmo!

O voo de hoje é a parte mais longa do percurso, com 6 horas de voo. Com direito a almoço e lanchinho da tarde. O frio começou a pegar lá atrás. Depois das primeiras horas, já estava todo mundo com a bunda dura e entendiado. Mil laptops foram sacados das mochilas e tinha filminho passando pra todo lado. A parte traseira do avião virou sala de estar, pessoas reunidas, contando histórias (e estórias), piadas e se matando de rir. Lá na frente o pessoal dormia aquecido pelo calor humano.







Eu mesma resolvi invadir a cabine dos pilotos e lá passei grande parte do meu dia. De novo, com direito a café e uma aula completa sobre o equipamento. Além de uma bela vista da Cordilheira dos Andes próxima a Ushuaia.



Depois do longo voo, finalmente pousamos em Punta Arenas. Um trâmite anteriormente tranquilo se transformou num verdadeiro caos para os militares. Ficamos encalhados na imigração. Mas depois de algumas horas (ok, estou exagerando aqui, não foi tão ruim assim) tudo deu certo e partimos no ônibus até os hotéis.

As pessoas já estavam eufóricas para fazer as compras na Zona Franca em Punta Arenas. Já ouvi falar que tem gente que volta até com TV tela plana de 72 polegadas no avião!! Acho que é lenda! Enquanto nós estávamos com pressa, parece que o motorista não tava nem aí...nunca vi ninguém tão lerdo! O outro ônibus já devia estar no Hotel faz tempo!!

Depois de um tour que o motorista também fez questão de nos propiciar, chegamos finalmente ao hotel. Ficamos distribuidos em 3 hotéis: Don Filippe, para os mais ricos; Calafate, para os mais pobres (eu!) e Finni Ster (sei lá como escreve), pros não tão ricos. (Calafate US$25/noite/banho compartido, quarto duplo).

Saímos correndo pra ZF (eu, Gabriel, Fernanda, Thais, Rafael, Bel) e descobrimos que na época de Natal fecha mais tarde (normalmente fecha as 18h, mas nessa epoca fica aberto até as 20h). Comecei junto com os meninos, mas logo em seguida já segui sozinha. Lógico que eu, libra que sou, não comprei nada (ou pelo menos nada essencial).

Pra chegar na Zona Franca peguei um taxi. Só que os taxis em Punta Arenas são bem loucos. É tipo uma lotação. Tem um número em cima e cada número faz um percurso. Daí o carro vai parando nas paradas de táxi e pegando pessoas no caminho até lotar. Mesmo lotado ele faz o mesmo percurso. Cada rodada custa 350 pesos chilenos (R$1,00=PC$235)

Achei algumas coisas baratas, mas outras bem caras. Corri pro shopping novo (Pionero Mall) e passei pela Andesgear. Tinha algumas cositchas, mas como tava na dúvida de tudo, resolvi não comprar nada! Já dizia...na dúvida, não compre!!

Voltei pra cidade, mas já eram 22h. O pessoal do Calafate tinha combinado de ir comer no La Marmita as 21h. Estava atrasada...nem sabia que isso viraria uma rotina quando a Thais tivesse envolvida.

Indo ao La Marmita, passei pelo Finni Ster pra ver se tinha alguém lá indo. Nessas, no que estou entrando, sai o Romanelli e todos os VIPs que tinham chegado aquela noite em Punta Arenas. Me apresentou pra galera, e não tive saída, fui logo convocada pra um jantar com eles. Logicamente, nao tive como avisar a Thais e companhia e nem compareci ao La Marmita...seria o primeiro de vários canos...

Nós VIPs fomos num restaurante bom (que lógicamente não lembro o nome) e caro. Não sei bem quem eram os VIPs, até hoje não sei todos os nomes, nem os cargos. Muita gente pra pouco tempo, mas um pessoal gente finíssima.

Lógico que eu tinha que aprontar alguma, então já logo derrubei uma taça inteira de vinho bem em cima de mim e ao lado do Brigadeiro...ainda bem que ele é gente boa e já jogou logo um guardanapo em cima da mancha disfarçando. Ninguém nem percebeu.... espero...Ainda bem também que tinha um saleiro bem avantajado e deu pra secar a mancha na minha calça rapidinho.

Depois do jantar, ainda tinha a esperança de encontrar meus amigos no La Marmita, mas os VIPs ficaram uma eternidade pra voltar pro hotel. Pararam no pé do Indio (o Indio é uma estátua que fica na praça central de Punta Arenas e diz a lenda que se vc quiser voltar pra lá, tem que beijar o pé do índio! Tô fora!) pra tirar foto, passaram por um pub subterrâneo, voltaram pra praça, deram zigue zague nos quarteirões, até finalmente chegarmos ao hotel.

Saí de lá com a intenção de encontrar o La Marmita, mas já era mais de meia noite. Até rodei, não achei...desencanei...dancei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário